Quando surge a fotografia, o que vemos na realidade é o que sai registrado no papel. Em seu início, a fotografia passa a se prestar como elemento de mero registro, e não há ainda a percepção de que é possível manipular o equipamento para produzir fotos artísticas ou com efeitos. Não se tem ainda a sacação de que seria possível usar a câmera para criar. Durante décadas a fotografia apenas registra e nada mais.
Nesta fase de uso como registro, surgem as primeiras fotos alegadamente de espíritos ou fantasmas. Uma das primeiras fotografias de fantasmas que se conhece, é a “Lady Brown”. Lay Brown seria na verdade o espírito de Lady Dorothy Townshend, esposa de Charles Townshend, segundo visconde de Raynham, que moraram em Raynham Hall em Norfolk, Inglaterra no início de 1700.
Desconfiado da fidelidade da mulher, o visconde teria a torturado e trancado em um cômodo da casa até que ela morreu em terrível sofrimento, vítima de inanição. Em seguida o marido revoltado teria queimado o corpo da mulher. Tempos depois os criados teriam visto a senhora Dorothy vestindo um tipo de túnica, descendo as escadas. O fantasma dela, teria sido visto por várias testemunhas, perambulando pela casa em várias situações.A senhora dorothy foi vista por pessoas comuns e por celebridades. Até por um rei. O rei George IV, esteve hospedado em Raynham, e viu com os próprios olhos uma mulher de vestido marrom aparecer catatônica, ao lado de sua cama e depois sumir.A mulher de vestido marrom também foi vista novamente num corredor, no ano de 1835 pelo Coronel Loftus, que visitava a casa durante as festas de natal. Foi Luftus que pôde dar uma boa olhada no espírito e a descreveu como uma mulher que batia exatamente com a descrição da senhora Dorothy. A única estranha peculiaridade é que não haviam olhos. O fantasma tinha apenas as orbitas oculares. Ela emitia uma espécie de luminosidade fraca. Anos depois, o capitão Frederick Marryat na companhia de amigos testemunhou nova aparição da mulher de marrom subindo as escadas, e carregando um candelabro. Assim que a aparição surgiu, Marryat sentiu muito medo, e temendo ser uma manifestação diabólica, sacou sua pistola e disparou tiros sobre a mulher. Mas as balas atravessaram a aparição e perfuraram a parede. A aparição sumiu no ar de forma tão surpreendente quanto apareceu.Em setembro de 1936 o capitão Provand e Indre Shira,dois fotógrafos que foram contratados para registrar Raynham Hall para a revista Country Life deram de cara com a aparição. Inicialmente, o Capitão Provand estava preparando a câmera para obter uma foto, quando Indre Shira percebeu que alguma coisa estranha estava surgindo no meio da escadaria. Indre gritou para que Provan batesse logo a foto da escada. Provand disparou o flash e ficou intrigado com Indre sobre seu entusiasmo em bater a foto. Ele não vira nada.
Quando a foto foi revelada, finalmente surgiu o primeiro registro fotográfico do fantasma famoso. Ela foi publicada na revista em dezembro de 1936. Desde então foi a mulher de marrom já foi vista por várias outras testemunhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário